CAVALEIROS TEMPLÁRIO E MALTA





Grande Priorado do Brasil –  Grande Priorado das Ordens Unidas - Religiosas Militares e Maçônicas - do Templo e de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta do Brasil.


Essa Ordem é dividida em dois graus, por assim dizer. Os Cavaleiros  Templários  e  os  Cavaleiros  de  Malta.  Ambas são  dirigidas  pelo  Grande  Priorado  do  Brasil  -  GOB.


Para ter ingresso e ser Instalado (armado) nessa Ordem é necessário  você  ter  sido  Exaltado  como  Companheiro  no Arco Real e professar a fé na Santíssima Trindade. Temos notícias que em 1791 houve a união de sete acampamentos independentes, foi realizado o primeiro Conclave da ordem, como a conhecemos hoje. 

As assembléias onde os Cavaleiros Templários se reúnem são conhecidas como Preceptórios e quem a dirige é o Preceptor. As assembléias de Cavaleiros de Malta são conhecidas como Priorado e quem a dirige é o Prior. A Cerimônia é realizada num Templo que representa uma  capela.  A  estrutura  e  qualificação  dos  Cavaleiros Templários são assim:

Eminente Preceptor; Capelão; Primeiro Guardião; Segundo Guardião; Tesoureiro; Escrivão;
Marechal; Esmoler; Principal Arauto; Segundo Arauto; Capitão da Guarda; Primeiro Porta Estandarte; Capitão da Guarda e Guarda.



Para ter ingresso na Ordem dos Cavaleiros de Malta, o Irmão tem que ter ser Mestre Maçom, Exaltado a Companheiro no Arco Real e Instalado Cavaleiro Templário.

Essa  Ordem  foi  originalmente  fundada  em  Jerusalém, durante  a  primeira  cruzada,  aproximadamente  no  ano  de N.S. 1099, para dar alívio aos peregrinos que se dirigiam ao Santo Sepulcro.

Aqui    também    a    cerimônia    é    representada    pela passagem pelos graus de Cavaleiro de São João, incluindo o  Passe  Mediterrâneo.  E  dividida  em  duas  Câmaras,  uma representando a Casa do Capítulo ou Sala do Conselho do Priorado. A outra representa a Casa da Guarda.

A  cerimônia  é  uma  forma  simbólica,  onde  é  realizada  a antiga viagem que São Paulo fez indo de leste para oeste.

Ocasião onde os irmãos serão instalados como Cavaleiros de São João de Jerusalém, Palestina, Rodes e Malta. Chegando posteriormente a Terra Prometida…

Estrutura e qualificação dos Cavaleiros de Malta são assim:
Eminente Prior; Capitão Geral; Tenente Geral; Primeiro Tenente; Segundo Tenente; Capelão; Marechal; Marechal Adjunto; Hospitaleiro; Almirante; Conservador; Intendente; Depositário; Tesoureiro; Chanceler; Capitão da Guarda e Guarda

De todas elas possuímos a devida Carta Patente, dando-nos o total e amplo direito de funcionamento em nosso PAÍS.

São dezessete   as   Ordens   praticadas   e   devidamente Reconhecidas  na  Inglaterra  e  estamos  trabalhando  para trazê-las, aos poucos para o Brasil. Muitas já estão em vias de fato.

Colocamo-nos a inteira disposição dos Irmãos… Peço aos Irmãos que divulguem.
Fraternalmente,

Wagner Veneziani Costa  
Membro  Efetivo  do  Supremo  Conselho  do  Grau 33 para o REAA;
Grão-Mestre  da  Grande  Loja  de  Mestres  Maçons da Marca;
M.A.D.E.   Grande   Senescal   do   Grande   Priorado do Brasil,
ARLS    Madras,    N0       3359    e    Sublime    Imprensa Maçônica, N0  3999.