NAUTAS DA ARCA REAL


Por Wagner Veneziani Costa



Esse grau é um dos mais lindos e ricos em instruções, talvez por isso, estimulou a Grande Loja de Mestres Maçons da  Marca  a  tomar  a  ação  decisiva  de  colocar  esse  Grau/ Ordem sob sua proteção. A Elevação, nesse grau comemora a  providência  e  misericórdia  de  Deus  e  relata  a  lenda  do dilúvio.  Referência  tomada  diretamente  do  volume  das Sagradas  Escrituras.  Se  por  um  lado  o  grau  da  Marca  é conhecido como o Grau da Amizade, Nautas da Arca Real é sem sombra de dúvida, o Grau do Amor Fraternal.

Para  você  ser  elevado  nesse  Grau  é  necessário  ter  sido Avançado no Grau da Marca.

Os principais oficiais dessa Loja representam Noé e seus dois filhos, Sem e Jafé.

A sua estrutura e qualificação é assim:
Venerável Comandante (Noé); Primeiro Vigilante (Jafé); Segundo Vigilante (Sem); Capelão; Tesoureiro; Escriba; Diretor de Cerimônias; Primeiro Diácono; Segundo Diácono; Esmoler; Guarda Externo e Guarda Interno.

NAUTAS DA ARCA REAL

Enquanto os Estatutos de uma pretensa Grande Loja de Nautas da Arca Real produzidos em 1871, mencionavam que “(...) no ano de 1772, uma Grande Loja foi reconstruída”, essa evidência não é considerada confiável.

O primeiro registro autêntico do Grau aparece em Atas de uma reunião ocorrida em Bath, em 1790, e desde essa data existem inúmeros registros de “elevações” pelo país. Esse Grau experimentou por muitos anos grandes dificuldades antes que um sério restabelecimento da Maçonaria da Arca tivesse lugar mas, em 1816, John F. Dorrington despertou um interesse renovado pelo Grau quando se tornou Grande Comandante. Foi esse renascimento que finalmente estimulou a Grande Loja de Mestres Maçons da Marca a tomar a ação decisiva de colocar esse Grau sob a sua proteção.

Um Conselho do Grão-Mestre para a Arca Real foi formado para regular o Grau e o primeiro trabalho sob as novas Constituições foi realizado na Loja-Mãe dos Nautas da Arca Real nº 1, em 1872.

Desde então a fraternidade tem crescido rapidamente e Lojas desse Grau difundiram-se ao redor do Mundo, existindo atualmente mais de 900 Lojas operando sob a Constituição inglesa.