segunda-feira, 1 de agosto de 2011

NOSSOS OBJETIVOS





Caros Irmãos e Companheiros!


Este blog tem por objetivo a comunicação e divulgação das atividades das Ordens de Aperfeiçoamento Maçônico do Grande Oriente do Brasil e suas atividades no estado do Paraná.

São cinco Ordens já em pleno funcionamento em todo o território brasileiro.
  • A Grande Loja de Mestres Maçons da Marca do Brasil;
  • Antiga e Honrosa Fraternidade de Nautas da Arca Real do Brasil;
  • O Supremo Grande Capítulo do Arco Real do Brasil;
  • O Grande Priorado do Brasil composto por:
    • Preceptório de Cavaleiros Templários e
    • Priorado de Cavaleiros de Malta)

Muito útil será a todo Irmão Mestre Maçom regular do GOB/PR que deseja saber mais e assim aprimorar seus conhecimentos Inciáticos e tradicionais.

No estado do Paraná mais especificamente na cidade de Curitiba encontramos todas as 5 ordens de aperfeiçoamento maçônico disponíveis:

1 - Loja de Mestres Maçons da Marca;
2 - Loja de Nautas Curitiba nº 13 de Nautas da Arca Real;
3 - Capítulo Jerusalém nº 73 de Maçons do Arco Real;
4 - Priorado Paraná nº 44 de Cavaleiros Templários;
5 - Preceptório Paraná, 44 de Cavaleiros de Malta.

Estando o Irmão devidamente qualificado no grau de Mestre Maçom regular em alguma Loja também regular do Grande Oriente do Brasil - PR, pode requerer seu ingresso e participação nessas ordens.

Para completar deixo o Irmão a leitura de artigo escrito pelo nosso Irmão Wagner Veneziani Costa sobre as Ordens de aperfeiçoamento.

As Ordens de Aperfeiçoamento Maçônico.


Por Wagner Veneziani Costa.

"É improvável que o atual sistema da Maçonaria tenha tido  qualquer  relação  com  a  construção  do  templo de   Salomão.   Aquele   monumento   de   arquitetura foi  aceito  pela  Maçonaria  como  um  símbolo  e  as  muitas referências  a  ele  são  puramente  simbólicas.  Lembre-se  de que  o  objetivo  da  Maçonaria  não  é  ensinar  história,  mas sim  verdades  morais.  Ninguém  sabe  quando  ou  onde  se originou a Maçonaria. Não existem registros para mostrar os primórdios da fraternidade.

Muitos elementos contribuíram para seu crescimento e desenvolvimento. Deus plantou no coração do homem um desejo de buscar a sociedade de seus companheiros e este anseio por companheirismo foi um grande fator contribuinte nas origens da Maçonaria.  Por necessidade de construir uma forma de abrigo da inclemência do tempo, veio à arte da construção ou da arquitetura, e isso formou o plano ou o material com o qual a Maçonaria foi desenvolvida.

Em diversas partes do velho mundo serão encontradas ruínas de construções  colossais  que  foram  erigidas  por  associações de homens mostrando que foram unidos para levar a cabo seus planos. Na Idade Média, havia grupos de trabalhadores especializados  trabalhando  pela  Europa,  e  envolvidos  na construção de grandes catedrais. Entre esses trabalhadores especializados,  a  Maçonaria  assumiu  uma  forma  bruta  de fraternidade  e,  a  partir  desse  humilde  começo,  através  de um longo processo de desenvolvimento temos a Maçonaria de hoje. Existem muitas provas de que o atual sistema da maçonaria especulativa teve seus inícios nas antigas guildas de  trabalho  dos  franco-maçons  viajantes. 

Essas  diversas sociedades  tiveram  um  forte  crescimento  até  o  início  do século XVII, quando eles tiveram dificuldade de se manter por causa da falta de operações de construções. No ano 1717 eles mudaram suas regras para admitir homens de todas as profissões e isso marca o início do atual sistema da Franco- Maçonaria filosófica ou especulativa. Alguns homens muito sábios  tomaram  os  diversos  materiais  e  implementos  da arte operativa e através de um sistema ímpar de símbolos e alegoria desenvolveram a Maçonaria da qual desfrutamos. Nenhuma organização de tão alta importância é tão pouco compreendida  como  a  Maçonaria. 

Não  é  uma  ordem  no sentido  em  que  aquele  termo  é  aplicado  às  sociedades secretas do período, mas sim uma Sociedade, Fraternidade, Irmandade  ou  Instituição.  Não  é  um  clube,  pois  ela  não diverte.  Não  é  um  sistema  de  sinais  e  apertos  de  mãos para  um  uso  conveniente,  pois  ela  não  oferece  nada  no sentido  de  benefícios  para  doenças  e  morte,  há  não  ser um devido preparo mental e filosófico. Na cerimônia pela qual você passou lhe foram dadas muitas definições sobre a Maçonaria. Algumas delas, talvez, foram mais ou menos entendidas.  Disseram  a  você  que  é  um  sistema  de  antiga instrução moral hieroglífica ensinada por tipos, emblemas e figuras alegóricas, a forma antiga e primitiva de ensinar aos  homens.  Reduzir  isto  a  uma  linguagem  mais  simples seria  dizer  que  a  Maçonaria  é  um  sistema  de  moralidade disfarçado   de   alegoria.   Mas  definir   a   Maçonaria   na linguagem mais simples possível seria dizer que é a ciência e a arte de viver corretamente. Como ciência, ela tem a ver com a descoberta e classificação desses princípios que visam à  conduta  moral  correta;  a  arte  diz  respeito  a  viver  esses princípios antes do mundo. Tudo indica que os homens que formularam a Maçonaria tinham em mente a idéia de uma fraternidade  cuja  moralidade  satisfaria  sua  concepção  de uma vida religiosa e que seria mais bem exemplificada em suas relações diárias com o mundo e uns com os outros.

Na  Maçonaria  podemos  encontrar  uma  mistura  das melhores filosofias de todo o mundo. Isso não significa que aqueles  velhos  filósofos  que  vocalizaram  essas  verdades eram Maçons, mas significa que os homens que formularam a  Maçonaria  colecionaram  as  melhores  vocalizações  dos bons e sábios homens do passado e as cimentaram em um belo mosaico e o chamaram de Maçonaria. Fonte Revista Universo Maçônico"