quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os Operativos




O Título inteiro dessa Ordem é Respeitável Sociedade de Franco-Maçons, Maçons Rústicos, Viajantes, Telhadores, Pavimentadores, Modeladores e Pedreiros.

História e Origem

As constituições da Sociedade declaram ser 1913 a data de fundação da Ordem, mas alguns membros alegam que sua origem é mais antiga. Uma publicação de 1911-12 da Transactions of the Leicester Lodge of Research nº 2429, de autoria do Venerável Irmão Thomas Carr, explica o trabalho cerimonial da Loja "operativa". Em 21 de maio de 1913, o Grupo de Channel Row foi reconstituído (?) em Bedford House, próximo da costa, quando o Veneravel Irmão Carr foi empossado oficialmente como Mestre sob uma Carta Especial de autoridade, editada pelos "Mestres" e assinada pelo Secretário da Divisão de York (Ven Ir Clement E. Stretton). O ritual dos "operativos", como são normalmente chamados, é mais arcaico e muito mais completo do que o dos "especulativos", contendo instruções práticas das quais se encontram somente "ecos" no ritual especulativo; provém daí um campo interessante de pesquisa para o sério estudioso maçônico. Os sete Graus da Sociedade são denominados:

Iº Aprendiz Contratado
IIº Companheiro
IIIº Ajustador e Marcador
IVº Colocador e Edificador
Vº Intendente, Supervisor, Superintendente e Administrador
VIº Mestre Passado
VIIº Mestre Maçom

Com cerca de 65 Grupos* na Inglaterra e no exterior, o caráter singular da Sociedade continua a criar interesse dentro de círculos maçônicos ao redor do globo. Os Grupos são estruturados organizacionalmente em Regiões, as quais são administradas por um Grão-Mestre maçom adjunto.

Estrutura e Qualificação

Os Corpos são chamados de Grupos, consistindo de uma Loja de cada Grau, do Quarto ao Primeiro, sendo governada por um Mestre Maçom adjunto, o qual, como Mestre Passado Sênior, é o representante local dos (três) Grão-Mestres Maçons. Os oficiais de um Grupo IVº — Iº são como se segue:

Mestre Maçom Adjunto
Jachin Adjunto (Capelão)
Boaz Adjunto (Doutor)
Superintendente dos Trabalhos
Primeiro Vigilante
Segundo Vigilante
Escrevente (Secretário)
Tesoureiro
*Assistente do Superintendente
*Assistente de Escrevente
* Orador
Diácono do Mestre Maçom Adjunto
Diácono do Primeiro Vigilante
Diácono do Segundo Vigilante
Guarda Interno
Guarda Externo
* Despenseiros

As Lojas do Vº e VIº funcionam sob os auspícios do Grande Grupo e são controlados por um Mestre Maçom Adjunto devidamente autorizado pelos Grão-Mestres Maçons, enquanto a Loja de VIIº Grau está sob o controle direto deles.

O ingresso para membro da Ordem é limitado a candidatos que sejam: Mestres Maçons, Mestres Maçons de Marca e Companheiro do Arco Real, em atividade regular. Uma vez aceito, o candidato poderá progredir até o Vº Grau sem uma qualificação adicional, mas ele deve ser um Mestre Instalado nas Lojas Simbólica e de Marca antes de ser elevado ao VIº Grau.

Paramentos

Iº Na admissão à Sociedade como um Aprendiz Contratado, o candidato é investido com um cordão azul-claro fino.

IIº Como Companheiro, ele é presenteado com um "Calibrador Quadrado" de bronze que é suspenso pelo cordão azul-claro.

IIIº A joia de um Ajustador e Marcador é um graminho de calibração em bronze, e é novamente suspensa pelo cordão.

IVº No avançamento para Colocador e Edificador, o candidato adquire uma joia em bronze de um calibrador básico de pedra fundamental, a qual é afixada ao cordão.

Vº Um colar de 1 polegada (2,54 centímetros) de largura de tira com cor azul-clara substitui o cordão para um Intendente e Superintendente e um calibrador de esquadro de prata é dele suspenso.

VIº Tornando-se um Mestre Passado, a joia anterior é trocada por um esquadro de prata de proporções 3 x 4.

VIIº No final de Honoris Causa, um esquadro dourado de proporções 3 x 4 é utilizado no collarette azul-claro de 1 polegada (2,54 centímetros).


Adicionalmente a essas insígnias, que indicam o Grau do portador, cada Grupo fornece para os seus oficiais as jóias que são utilizadas em um collarette azul-claro de 2 polegadas (5,08 centímetros) de largura.

Os Graus

Iº Aprendiz Contratado: Na solicitação para admissão, um candidato deve preencher a petição declarando que é um homem livre e maior de idade; pagar uma Taxa de Admissão e ser devidamente juramentado na Pedra Bruta e unido pelos votos de Nimrod. Após realizar um teste, ele é elegível para ser "Livre de seus limites" e passar para o Grau de...

IIº Companheiro: Seus termos de contrato são cancelados e ele é colocado para trabalhar no segundo pátio da pedreira, onde lhe é ensinado a tornar sua pedra enquadrada e lisa. Após a inspeção de seu trabalho, ele é instruído na história tradicional e recebe uma explicação singular dos instrumentos de trabalho. Ele então estará apto a progredir para o terceiro Grau de...

IIIº Ajustador e Marcador: Esse Grau apresenta afinidade com o grau de Homem da Marca e cabe ao candidato realizar um trabalho aceitável, ao produzir as pedras para a construção. Após cumprir o pré-requisito ele pode solicitar ser avançado ao...

IVº Colocador e Edificador: Nesse Grau, o candidato é habilitado por qualificação a trabalhar no local, em uma cerimônia que incorpora a ênfase prática aplicada no Grau especulativo de Mestre da Marca. Ele então é erguido como uma Pedra Viva e assina devidamente a lista de presença; no devido tempo é considerada sua admissão no Grau de...

Vº Intendente, Supervisor, Superintendente e Vigilante: A aceitação em uma Loja de Menatzchim não possui correspondência exata na Maçonaria Especulativa, uma vez que aqui todo candidato é examinado quanto ao seu conhecimento técnico antes de ser juramentado como Supervisor dentro da Sociedade, sendo, depois, aconselhado a usar sua marca com a estrita cautela. O progresso na Ordem passa a depender do fato de o Irmão ter servido tanto a cadeira de Salomão como a de Adonhiram antes de poder ser elevado ao Grau de...

VIº Mestre Passado: É somente na admissão em uma Loja de Harodim que um Irmão pode assumir papel principal dentro de um Grupo. A elevação para esse Grau não deve ser confundida com a de uma Loja especulativa, pois aqui ela possui uma conotação estritamente operativa. Ele precisa entender a sua profissão completamente antes de ser recebido e tornar-se uma representação da perfeita pedra fundamental. É somente após um grande e longo serviço na Sociedade que um membro pode ser exaltado ao supremo Grau em que ele assume o título de...

VIIº Mestre Maçom: Existem somente três Grão-Mestres Maçons na prática. O Primeiro (SRI) permanece no cargo por cinco anos; o Segundo (HRT), pelo período de três anos. Tradicionalmente, o Terceiro é ritualisticamente assassinado em setembro de todos os anos, quando um novo Terceiro Grão-Mestre (HAB) é empossado em seu lugar, seguindo-se a "Representação do Drama". De tempos em tempos, outros Irmãos podem ser exaltados a esse último Grau em regime honorário, quando os ensinamentos esotéricos no que diz respeito ao símbolo da Sociedade, à tradição secreta do triângulo 3, 4 e 5 e ao lugar real do poder do Altíssimo lhes são revelados.
Por Wagner Veneziani Costa
Além da Maçonaria Simbólica, Madras Editora, 2009